No contexto onde se insere, este grupo tem a proposta de impulsionar a reestrtuturação da área de Expressão Gráfica, que paulatinamente absorve a tecnologia informática. Para o Ensino de Graduação, os estudos da linha de pesquisa " Transposição Didática" devem repercutir na reformulação de planos e metodologias de ensino.
Para a Pós-Graduação, além do apoio ao processo permanente de avaliação do Curso de Especialização em Gráfica Digital, a repercussão esperada do resultado das linhas de pesquisa, é de incremento na produção científica e na formação de pesquisadores e docentes, gerando uma cultura de potencialização da atividade de representação gráfica a partir das tecnologias informáticas. Atualmente o grupo atua no Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.
As quatro linhas de investigação que o grupo abarca apresentam objetivos comuns na produção do conhecimento, todas investigam mudanças de paradigma, do representar ao modelar, do estático ao dinâmico, através da parametrização, simulações de ambientes virtuais e gerenciamento das experiências de ensino/aprendizagem nestes ambientes nos diferentes níveis(Graduação e Pós-Graduação) e diferentes formas(presencial ou a distância).
Para mais informações sobre o GEGRADI acesse o diretório do grupo no CNPq